Ciclo de vida do produto: Conheça as 8 fases

Image

O ciclo de vida de um produto detalha as diversas etapas pelas quais um produto passa, desde sua concepção até o seu declínio. No mundo empresarial e do marketing, este termo é essencial. 

Qualquer negócio que busque por sucesso no mundo corporativo precisa compreender essas oito fases. Afinal, elas são a base para como criar, lançar e gerenciar produtos da melhor forma possível.

A seguir, entenda quais são as oito fases do ciclo de vida de um produto e veja como a avaliação desse processo é fundamental para o sucesso da sustentabilidade. 

1. Concepção

A fase que inicia o ciclo de vida de um produto é a concepção. Nesta etapa, são realizadas pesquisas de mercado para compreender quais são as maiores lacunas e necessidades do momento. 

A partir daí, com análises das grandes tendências e de possíveis inovações, é criada a concepção de um novo produto. 

2. Desenvolvimento

A ideia que surgiu precisa sair do papel, e é nesse momento que se inicia a segunda etapa: o desenvolvimento. 

Profissionais de diferentes setores formam uma equipe responsável pela produção e trabalham juntos para criar o produto. Durante o desenvolvimento, eles garantem que o item atenda aos padrões de qualidade e às normas regulatórias.

3. Introdução

Após feitos todos os testes e, então, chegando ao produto final, inicia-se a introdução do item ao mercado. 

Aqui, as equipes de marketing dão o seu melhor para garantir que o lançamento da mercadoria chegue ao consumidor e o mantenha interessado na compra. Afinal, quanto maior o conhecimento sobre o produto, maior a demanda e, consequentemente, maior o número de vendas.

4. Crescimento

Em certo ponto, com as estratégias bem sucedidas, o produto se estebelecerá firmemente no mercado consumidor.  Então, começa a fase de crescimento. 

As vendas aumentam exponencialmente, e o investimento inicial da empresa começa a surtir efeitos. O sucesso é provado, de fato, quando concorrentes de outras marcas começam a surgir nas prateleiras ou nas lojas online.

5. Maturidade

Esse é o momento de mostrar porque seu produto é diferente e melhor do que o de seus concorrentes. 

O ápice de vendas é atingido, porém, o lucro começa a diminuir, pois a concorrência é forte e há mais pressão na margem de preços. 

6. Saturação

Depois de se tornar muito popular, o produto começa a saturar. Sua ideia inicial já não é tão inovadora e interessante ao consumidor, causando a estagnação e um início de queda nas vendas.

As equipes de marketing se esforçam para evitar o declínio das vendas e alguns concorrentes começam a remover seus produtos do mercado. 

7. Declínio

As vendas não param de cair e chega o momento da empresa escolher se retira o produto do mercado ou se vale a pena mantê-lo para um público nichado. 

Isso ocorre devido a mudanças nas preferências do consumidor e pelo surgimento de novos produtos mais inovadores. 

8. Retirada

Essa é a última etapa, em que a empresa decide encerrar a produção e venda do produto, removendo-o do mercado. 

A forma que essa ação é realizada varia conforme a ocasião. Algumas marcas preferem remover o item de forma silenciosa, sem anúncio público, enquanto outras promovem uma retirada gradual.

A importância do planejamento e da reutilização

O ciclo de vida de um produto, ou CVP, tornou-se a base das estratégias de marketing e vendas de qualquer empresa. Porém, algumas alterações em certas etapas vêm se tornando cada vez mais necessárias para colaborar com a preservação do meio ambiente. 

Isso porque, na última etapa, em que o produto é descartado, muitas empresas, ou até mesmo consumidores que optam por não continuar usando o item, realizam a ação de forma incorreta e imprudente.  

Em certos casos, milhares de produtos que sobram nas fábricas e não são vendidos acabam sendo descartados aos montes nos mares e no solo. 

Por esse motivo, cada vez mais empresas têm se mobilizado para que o produto possa ser reutilizado ao invés de descartado. Ou que, pelo menos, ele seja produzido em um material renovável. Essa atitude é tomada desde a concepção inicial do produto, na primeira etapa do CVP. 

Ignorar essa necessidade só prejudica o meio ambiente e causa um grande impacto ambiental. Dessa forma, caso sua empresa ainda não tenha adotado medidas sustentáveis no ciclo de vida de um produto, considere implementar essas ideias. 

Por fim, o ciclo de vida de um produto é um sistema valioso para entender e gerenciar produtos ao longo de sua existência no mercado. Cada etapa apresenta desafios únicos, mas também oportunidades para inovações sustentáveis e crescimento. 

As empresas que dominam a gestão do ciclo de vida do produto pensando em um futuro mais verde estão em melhor posição para atender às necessidades do mercado e manter a lucratividade. 

Visite nosso site para conhecer mais sobre o trabalho da Ambipar Viraser e conhecer diferentes ideias sustentáveis para implementar em sua empresa. Aproveite também para seguir nossas redes sociais!