Conheça os números nas embalagens de diferentes tipos de plásticos

Image

Provavelmente, ao olhar com mais atenção a uma embalagem plástica, você já reparou no famoso símbolo do ciclo de reciclagem com um número a seu lado, certo? 

Esses números não estão ali à toa. Afinal, eles são de extrema importância para o processo de reciclagem e têm um impacto significativo na natureza. 

A seguir, vamos entender o que de fato são esses números nas embalagens de plástico e explicar o que eles significam para a Terra e para nós humanos. 

O sistema de classificação de plásticos

O Código de Identificação de Plástico é o nome dado ao sistema de classificação ao qual esses números presentes nas embalagens plásticas pertencem. 

Este sistema foi criado para que a identificação entre os diferentes tipos de plástico fosse facilitada e agilizasse o processo de reciclagem. Ele utiliza números de 1 a 7 que geralmente são acompanhados pelo símbolo de reciclagem.

O significado de cada número

Número 1: O PET (Polietileno Tereftalato), utilizado em garrafas de refrigerante, água e embalagens de alimentos, é representado pelo primeiro numeral de todos. Este é um dos plásticos mais conhecidos, devido a sua alta reciclabilidade, podendo ser transformado em camisetas, tapetes e até mesmo em novas garrafas.

Número 2: O HDPE (Polietileno de Alta Densidade), utilizado em embalagens de shampoo, de produtos de limpeza e de leite, é representado pelo segundo numeral da sequência.  Assim como o PET, é altamente reciclável e pode ser reutilizado em tubos, sacolas e muito mais. 

Número 3: O PVC (Policloreto de Vinila), utilizado em canos, portas, tetos e alguns tipos de embalagens, é representado pelo terceiro numeral do sistema. Embora seja reciclável, o processo não é tão simples e eficiente como o de seus antecessores, podendo liberar algumas substâncias tóxicas.

Número 4: O LDPE (Polietileno de Baixa Densidade), utilizado em embalagens de comida, plástico filme e sacolas de mercado, é representado pelo quarto numeral da classificação. Pode ser reciclado, mas nem todos os centros de reciclagem realizam o processo desse tipo de plástico.

Número 5: O PP (Polipropileno), utilizado em tampinhas de garrafas, cadeiras plásticas e potes de margarina, é representado pelo quinto numeral da sequência. Sua taxa de reciclabilidade é alta e ele pode ser usado para criar produtos como caixas de baterias e itens domésticos.

Número 6:  O PS (Poliestireno), muito utilizado como isopor e em copos descartáveis, é representado pelo sexto número do sistema. Embora seja reciclável, muitos centros de reciclagem não aceitam esse tipo de plástico devido à sua baixa demanda.

Número 7: Os “Outros Plásticos”, grupo que abrange todos os outros tipos de polímeros que não fazem parte das categorias anteriores, são representados pelo último número da classificação. Dentre alguns exemplos, estão o policarbonato, utilizado em garrafas de água reutilizáveis, e outros plásticos menos comuns. Por esse motivo, a reciclabilidade varia muito nessa categoria.

Qual a importância desses números?

Os números nas embalagens de plástico são essenciais para o processo de reciclagem. São eles que identificam o tipo de plástico do produto e garantem que o material seja levado ao centro de reciclagem correto. 

Sem eles, os produtos plásticos seriam misturados um com o outro e criariam um grande caos no momento da separação dos lotes, dificultando a sua reutilização.

Ainda, os números são importantes não apenas para os trabalhadores da área da reciclagem, mas também para a população. 

Reconhecendo a classificação de cada produto, você pode diminuir o consumo de itens pouco ou nada recicláveis e incentivar a utilização de produtos altamente recicláveis no seu cotidiano e de pessoas ao seu redor. 

Essa ação contribui para um ciclo mais sustentável de utilização de plástico e minimiza o impacto ambiental.

A melhor maneira de tratar os plásticos numerados

Reutilização caseira: Antes de descartar o plástico que não pode ser reciclado em sua comunidade, pense em maneiras de reutilizá-lo em casa. Como exemplo, frascos podem ser usados para armazenar alimentos. 

Descarte adequado: Plásticos que não são recicláveis devem ser descartados nos locais de descarte apropriados em sua região Não jogue o lixo nos mares e rios ou na rua.

Recicle corretamente: Certifique-se de que a sua região tenha um bom programa de reciclagem e saiba os tipos de plásticos que podem ser reciclados nele. Evite contaminar o lote de resíduos plásticos jogando fora polímeros não recicláveis. 

Lembre-se de que cada ação conta para criar um impacto global positivo sobre a reciclagem. Ao entender o significado dos números nas embalagens de plástico e adotar práticas mais verdes, você contribui para a preservação da natureza e para a construção de um mundo mais limpo e saudável.

Visite nosso site para conhecer mais sobre o trabalho da Ambipar Viraser e conhecer diferentes formas de incentivar a reciclagem e a sustentabilidade em sua comunidade. Aproveite também para seguir nossas redes sociais!