Descarte de resíduos: cuidando da terra corretamente

Image

O descarte correto de resíduos é uma questão essencial para a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável. Diariamente, a sociedade produz toneladas de resíduos, e a forma como esses materiais são tratados pode fazer toda a diferença em relação aos impactos ambientais. 

A seguir, entenda a importância do descarte adequado de resíduos e suas consequências para o meio ambiente e a sociedade.

Benefícios do descarte correto

A prática de separar os resíduos sólidos de forma eficiente traz somente bons resultados para a população e, principalmente, para a natureza:

Conservação do meio ambiente: Garantir que o resíduo seja destinado para o local correto em que será tratado de maneira eficiente faz com que o meio ambiente não sofra com a contaminação de resíduos em locais inapropriados, como a água e o solo.

Economia de recursos naturais: Ao adotar práticas de descarte correto, a probabilidade de materiais como vidro, metal, papel e plástico serem reciclados torna-se maior. Afinal, as cooperativas de reciclagem recuperam esses materiais e os reencaminham para serem reintroduzidos na cadeia produtiva, dispensando o gasto de novas matérias-primas e reduzindo o gasto de recursos como água e energia.

Consequências do descarte incorreto

Porém, quando o descarte não é realizado da forma correta, consequências muito graves podem acontecer:

Poluição do mar: O resíduo mal descartado é uma das principais causas da poluição dos oceanos. Ele prejudica a vida marinha, causando a morte de animais por ingestão ou por ficarem presos em plásticos, por exemplo. 

Emergências climáticas: O resíduo descartado em aterros emite gases como o metano, que causam o efeito estufa, consequentemente poluindo a atmosfera e causando graves mudanças climáticas ao redor do planeta.

Ameaça à biodiversidade: O descarte de resíduos em locais inapropriados faz com o resíduo chegue a habitats naturais em que vivem espécies animais e vegetais. Isso gera desequilíbrios nos ecossistemas e pode levar ao risco de extinção de espécies da fauna e da flora

Poluição centenária: Resíduos como o vidro levam cerca de cinco mil anos para se decompor. Assim como plásticos e metais que levam centenas de anos cada.

Descartando corretamente

Para impedir que a natureza sofra com o descarte incorreto de resíduos sólidos, é necessário seguir alguns passos no momento fazer o descarte:

Separação dos resíduos: Seja em casa, no trabalho ou na rua, é fundamental separar os resíduos recicláveis dos orgânicos. Isso facilita a separação de materiais no momento da reciclagem e diminui a quantia de resíduos que é levado a aterros sanitários.

Tome conhecimento sobre a coleta: Saiba quais são os dias e horários de coleta seletiva em sua região. Isso permite que não haja acúmulo de resíduos nas ruas nem em lixeiras.

Descarte em lixeiras adequadas: Sempre utilize lixeiras destinadas ao tipo correto dos resíduos. Quando possível, dê preferência a lixeiras identificadas como “recicláveis”.

Descarte de resíduos perigosos: Materiais como pilhas, baterias e eletrônicos devem ser entregues em pontos de coleta específicos da sua cidade. Busque informar-se sobre qual o local mais próximo de sua região.

Reciclagem de materiais: Antes de jogar algo fora, veja se esse material pode ser reutilizado ou doado para alguém que terá bom proveito dele.

O papel das autoridades e da sociedade civil

Além das ações individuais, o enfrentamento efetivo do problema do descarte incorreto dos resíduos requer uma atuação conjunta entre as autoridades e a população:

Investimento em infraestrutura: As cooperativas de reciclagem precisam de investimento para se manterem ativas. Somente com investimento na infraestrutura é possível manter uma instituição que cuida da coleta, transporte e reciclagem dos resíduos. 

Campanhas de conscientização: As autoridades e organizações ambientais devem desenvolver campanhas para disseminar as informações adequadas sobre a importância do descarte correto. Dessa forma, a etapa inicial, do descarte doméstico, será devidamente cumprida.

Legislação e fiscalização: Embora existam leis que prevejam a penalização sob o descarte incorreto  dos resíduos, essa ação não é realizada devidamente. É preciso estabelecer penalidades reais para o descarte irregular e que uma punição seja aplicada de fato a quem não seguir a norma.

Ações individuais

É a partir de práticas individuais que a transformação coletiva acontece:

Redução do consumo: Opte por itens de embalagens recicláveis ou biodegradáveis, reduzindo o uso de plásticos descartáveis.

Reutilização e reciclagem: Dê uma segunda vida a objetos e materiais sempre que possível. Caso não consiga reutilizá-los em casa, separe-os corretamente para que a coleta seletiva seja efetiva e recicle o material. 

O descarte correto de resíduos é uma responsabilidade de todos, visto que suas consequências têm impactos significativos na saúde da Terra e de seus habitantes.

Cada pequena ação em direção ao descarte adequado de resíduos é um passo importante rumo à sustentabilidade e ao respeito ao nosso lar, a Terra.

Visite nosso site para conhecer mais sobre o trabalho da Ambipar Viraser e a importância da reciclagem de resíduos sólidos. Aproveite também para seguir nossas redes sociais!