O ESG em sua empresa

Image

Nos últimos tempos, o termo “ESG” tem chamado a atenção no mercado financeiro e empresarial. Essa sigla representa um grupo de critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas implementam para medir quão sustentável elas estão sendo.

Embora o capital e o lucro sejam necessários para manter-se de pé, esse não é o foco principal dessa análise. A forma como a empresa contribui para um futuro mais verde para o planeta Terra e seus habitantes são os fatores que realmente importam para o ESG.  

A seguir, entenderemos o que é o ESG, qual a sua importância e como as empresas que levam as práticas sustentáveis à risca estão mudando o futuro.

O significado de ESG

ESG é uma sigla que se baseia em três pilares fundamentais:

Meio Ambiente (E – Environmental): Esse tópico leva em consideração como a empresa lida com a preservação ambiental, através de ações como redução de emissões de carbono, descarte correto de resíduos e outras práticas sustentáveis rotineiras.

Social (S – Social): A métrica social analisa como é a relação da empresa com seus contribuidores, clientes e comunidades da região. Ela destaca a importância da diversidade e da inclusão, além da segurança no trabalho e da responsabilidade social.

Governança (G – Governance): A última letra avalia a hierarquia da empresa e quem são os responsáveis por tomar as decisões finais. Aqui, o que mais vale é a ética e a transparência dos chefes com seus funcionários e contribuintes. 

A importância do ESG

Atração de financiadores: O investimento a longo prazo tem se tornado mais atrativo do que a curto ou médio prazo. Dessa forma, os investidores estão em busca de empresas que implementem o ESG em sua ética de trabalho. 

Reputação: Com a valorização do ESG crescendo cada vez mais com o passar do tempo, os clientes tendem a buscar por empresas que atendam as éticas sustentáveis e econômicas.

Segurança financeira: Empresas que implementam o ESG em suas práticas tornam-se mais seguras financeiramente e tendem a não causar ou sofrer problemas ambientais.

Como adotar o ESG em uma empresa

Divulgação: Mostrar para os contribuintes, sejam os clientes ou investidores, a forma como o ESG está mudando a sua empresa para o melhor é uma ótima maneira de melhorar a sua reputação. O levantamento de dados e o anúncio de planos futuros são essenciais para manter a confiança no funcionamento empresarial. 

Foco na sustentabilidade: É necessário que as práticas sustentáveis se tornem efetivas e reais logo no início da implementação do ESG. Manter as ações somente como ideias fará com que a credibilidade da empresa caia e que os investidores não acreditem no potencial dos negócios. 

Envolvimento da equipe: Para que as melhorias sejam feitas da melhor forma possível, é preciso que todos os funcionários estejam a par do que é o ESG e quais práticas serão adotadas a partir de sua implementação. Do diretor da empresa ao funcionário recém contratado, todos devem contribuir. 

Realize pesquisas: O ESG deve ser implementado da forma correta para que se aproveite do melhor que ele tem a oferecer. Portanto, é necessária a criação de estratégias e planos antes da introdução das novas práticas e análises posteriores, para entender quais pontos estão de fato funcionando e onde se pode melhorar. 

O futuro do ESG

À medida que avançamos para uma sociedade cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, o ESG só tende a crescer e se desenvolver ao longo dos anos, tornando-se ainda mais popular no mundo dos negócios. 

De acordo com um levantamento da PwC divulgado pelo Pacto Global da ONU em 2020, cerca de 77% dos investidores planejavam parar de consumir produtos não ESG até 2022. 

Em outra pesquisa, realizada pela Capital Reset e pela Morningstar, os fundos ESG no Brasil captaram R$ 2,5 bilhões no ano de 2020. No caso, mais da metade da captação havia sido realizada somente nos 12 meses anteriores.

Esses números demonstram que o futuro já está aqui. O ESG já está dando frutos e mostrando o quão importante ele se tornou para o mundo dos negócios. Insistir em não implementar as métricas em uma empresa por falta de lucro a curto prazo não é a decisão correta a ser tomada. 

O ESG não é passageiro, ele veio para ficar e para crescer.  Empresas que adotam esse princípio estão posicionadas para desenvolver-se em um mundo que valoriza a sustentabilidade e a equidade. 

O ESG faz com que as empresas contribuam para um planeta mais saudável e uma sociedade mais justa ao mesmo tempo que veem seus lucros crescerem a longo prazo. 

Dessa forma, chegou o momento de se considerar a adoção de práticas ESG e contribuir para um mundo sustentável.Visite nosso site para conhecer mais sobre o trabalho da Ambipar Viraser e conhecer diferentes ideias sustentáveis para implementar em sua empresa. Aproveite também para seguir nossas redes sociais!