Cooperativa de Sete Quedas (MS), responsável por impacto direto no desvio de materiais que antes iriam para o aterro municipal.

O Desafio:
A cooperativa passava por um momento delicado de governança, com perspectivas de dissolução. Eram necessários articulação com o poder público e intervenção na cooperativa para manter sua operação e coleta seletiva na cidade. Além disso, o grupo tinha potencial para crescer e aumentar sua capacidade produtiva, através de investimentos, melhorias na infraestrutura, treinamento dos cooperados, regulamentação documental, aproximação com os geradores e a população.

 

A Solução:
Nossa metodologia permitiu que a cooperativa se organizasse de dentro para fora, atuando fortemente em governança e trazendo investimentos em infraestrutura e treinamentos. Atuamos junto ao poder público para a manutenção da coleta seletiva e viabilizamos a segurança jurídica para os cooperados. Reformulamos a identidade visual, criamos as redes sociais e fizemos da comunicação uma grande aliada na aproximação com a sociedade, trazendo informação e conscientização sobre a reciclagem. Além do treinamento da equipe, o maior ativo da cooperativa.

Impacto com a Metodologia Ambipar Viraser:

– Alteração da diretoria.

 Regularização documental..
– Oficina de sensibilização e associativismo para formação dos associados.
– Criação de regimento interno.

– Melhorias em infraestrutura: Reforma do galpão e ampliação de cômodos para apoio (cozinha, sanitários, escritório e eletrônicos).
– Apoio na criação da Lei Ordinária 909/2022 para repasse de recurso para associação;.
– Criação de estratégia de educação ambiental: reformulação da comunicação visual, desenvolvimento de redes sociais, oficinas realizadas em escolas..
– Investimento em equipamentos.
– Prospecção de grandes geradores.
– Aumento na renda média mensal de R$800,00 para R$1.600,00.

– Aumento no número de cooperados: de 9 para 12.

* Dados 2022